Inácio lopes da silva, casado com, Maria Betânia lopes da silva, pai de dois lindos filhos, Keilla

Minha foto
simplesmente um servo a serviço do Senhor na assembléia de Deus em Paulo Afonso-Ba, pregador do evangelho, ministrando em congressos, seminários.

SERVO!

EU quero ser um servo ,só para te o prazer de te servi com alegria,pode fica aos teus pés ouvindo sua maravilhosas palavras de vida,poder derramar o meu melhor sobre ti,divulgar para o meu próximo, como e maravilhoso te servir,poder te acompanhar pelo deserto, ver com os meus olhos os milagres que operas na vidas dos necessitados , ver os mortos espirituais reviver,poder ver a tua igreja a noiva do cordeiro,pronta para o arrebatamento,que eu na qualidade de servo, posar me juntar a tantos outros servos, para profetizamos a estar nação,que este desejo comece agora enquanto você ler esta mensagem.

sábado, 31 de março de 2012

ESTUDO DA LIÇÂO DA EBD

TEXTO ÁUREO

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profe­cia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Ap 1.3).



VERDADE PRÁTICA

0 crente que lê e estuda o Apocalipse não se espanta com o programa de DEUS para estes últimos dias.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Ap 1.1 0 Apocalipse é a revelação de DEUS

Terça - Ap 1.3 Quem lê o Apocalipse é bem-aventurado

Quarta - Ap 1.4 0 Apocalipse é enviado às igrejas

Quinta - Ap 1.1-5 CRISTO atesta a mensagem do Apocalipse

Sexta - Ap 1.7 A urgência do Apocalipse

Sábado - Ap 1.8 CRISTO, o princípio e o fim de todas as coisas



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Apocalipse 1.1-8

1 - Revelação de JESUS CRISTO, a qual DEUS lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, 2-o qual testificou da palavra de DEUS, e do testemunho de JESUS CRISTO, e de tudo o que tem visto. 3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; 5 - e da parte de JESUS CRISTO, que é a fiel testemunha, o pri­mogênito dos mortos e o prínci­pe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 - e nos fez reis e sacerdotes para DEUS e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém! 7 - Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 8- Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

PALAVRA-CHAVE - Revelação - Ato ou efeito de revelar um segredo.



Todas essas igrejas se acabaram, apesar de serem fundadas por Paulo e seus companheiros e de até Éfeso ser dirigida por João o apóstolo.

Não ouviram as advertências de JESUS, em suas cartas, sucumbiram pelos falsos ensinos dos falsos mestres.

Hoje os muçulmanos dominam totalmente o país e essas cidades.

Fiquemos alerta com as cartas que JESUS nos escreve. Leiamos esse importante livro e prestemos atenção aos avisos que nos são dados por JESUS.



INTERAÇÃO

Caro professor, neste trimestre estudaremos o tema: “As Sete Cartas do Apocalipse”. Por isso, comente com os alunos que o Apocalipse será a base temática para o nosso estudo bíblico. Veremos que o Livro Profé­tico mostra-nos o JESUS triunfante, exaltado e poderoso. Desvendando os mais profundos segredos dos fatos que “foram”, “são” e “acontecerão” nos últimos dias (Ap 1.19). O comentarista desse trimestre é o pastor Claudionor de Andrade, que, além de ser ministro do evangelho, é conferencista, autor de várias obras editadas pela CPAD e Gerente de Pu­blicações da Editora.

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

Definir o Apocalipse como revelação divina.

Conhecer as questões de autoria, data e local do livro.

Saber que a leitura do Apocalipse é edificante.



ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, o Livro do Apocalipse retrata todo o processo de consumação reden­tora da humanidade através de figuras de linguagens e simbolismos dramáti­cos. Seu estilo literário é a apocalíptica judaica (Ver subsídio bibliográfico I). Ela é encontrada fartamente no Antigo Testamento, como em Ezequiel e Daniel. Estes, também, apresentam abundantes figuras e simbolismos. Portanto, antes de iniciar a lição deste domingo apre­sente aos alunos o esboço geral do Livro do Apocalipse proposto no esquema da página seguinte. Boa aula!

O LIVRO DE APOCALIPSE

ESBOÇO AUTOR TEMA DATA PROPÓSITO
Prólogo (1.1-8)
I. 1.9 - 3.22 -* 0 Senhor Clorifícado e Suas Igrejas.

II. 4.1 - 11.19-.0 Digno Cordeiro e Seus Feitos no Desfecho da História.

III. 12.1 -22.5-* DEUS Pai e CRISTO, no Grande Conflito com Sataná5.

Epílogo (22.6-21)

João, o apóstolo. A Consumação do Con­flito dos séculos. Cerca de 90­96 d.C. Há um tríplice propósi­to no livro: (1) Revelar os desvios doutrinári­os das igrejas da Ásia. (2) Fortalecer a fé e a firmeza na fidelidade a CRISTO. (3) Dar aos crentes uma per­spectiva divina na revelação do desfecho da história humana.
VEJA A DIFERENÇA ENTRE A VOLTA DE CRISTO PARA A IGREJA NO ARREBATAMENTO E SUA SEGUNDA VINDA:

ARREBATAMENTO E SEGUNDA VINDA
ARREBATAMENTO SEGUNDA VINDA
Será em segredo (Mt 24.36) Será pública (Ap 1.7)
CRISTO vem para a Igreja (1 Ts 4.17) CRISTO vem com a Igreja (Judas 14)
Antes da Grande Tribulação (Ap 3.10) Após a Grande Tribulação (Mt 24.29-30)
JESUS vem nos ares (1 Ts 4.17) JESUS pisa no Monte das Oliveiras (Zc 14.4)
Os santos o verão (1 Ts 4.17) Todo olho verá (Ap 1.7)
Tempo de Alegria (I Jo 3.2 Ap 1.6) Tempo de Lamentação (Mt 24.30 Sf 1.17)
Incrédulos deixados (Mt 24.40) Incrédulos destruídos (Mt 25. 41-46 Sf 1.17)
Em todo o Planeta Fisicamente em Israel
Como se dará o retorno triunfal de CRISTO.

O Glorioso Aparecimento de CRISTO do Céu para Julgar e Guerrear
CRISTO voltará com os crentes e com seus anjos 2 Ts 1.7-10; Jd 14, 15; Ap 19.14
CRISTO reunirá os santos da tribulação Mt 24.31; 25.31-40; Mc 13.27; Ap 20.4
Os incrédulos não estarão preparados para isso Mt 24.38,39,43
CRISTO separará os homens na terra Mt 13.40,41, 47-50; 25.31-46
As nações ficarão enfurecidas diante desse evento Ap 11.18
Os santos se regozijarão diante desse evento Ap 19.1-8
CRISTO julgará e destruirá os ímpios, inclusive o Anticristo, e Satanás será aprisionado por mil anos Is 13.6-12;Ez 20.34-38; Mt 13.41-50; 24.30; 25.41-46;Lc 19.11-17;1Ts 5.1-11;
2Ts 2.7-10,12;Ap 6.6,17; 11.18; 17.14; 18.1-24; 19.11-20.3
Os santos da tribulação receberão galardões Mt 5.11,12; 1Co 3.12-14; 9.25-27; Gl 6.9,10; 2Tm 4.8; Ap 20.4
Os santos da tribulação compartilharão da glória de CRISTO e do seu Reino Mt 25.31-40; Rm 8.29; 2Ts 2.13,14; Ap 20.4
TRIBUNAL DE CRISTO

O julgamento se dará pela quantidade e pela qualidade das obras realizadas pelos crentes, embora individual, o motivo das mesmas e as intenções das mesmas será de suma importância para o resultado do trabalho do corpo de CRISTO, enquanto aqui na Terra.

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de CRISTO, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” [2 Coríntios 5:10]

A imagem mental que Paulo está projetando para nós diz respeito a um de seus métodos favoritos de ilustração - o esporte da época - os jogos greco-romanos. Bema era uma plataforma elevada na qual os juízes das diversas competições atléticas ficavam para premiar os vencedores. Isso se parece com o assento elevado de um juiz - alguém que detém o poder da vida e da morte em suas mãos? De forma alguma! É uma imagem de grande consolação para o cristão, pois combina o aspecto solene do julgamento com o de uma recompensa em potencial. Nosso grande, misericordioso e gracioso DEUS prometeu que o serviço fiel não ficará sem recompensa!

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é JESUS CRISTO. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.” [ênfase adicionada]

JESUS CRISTO se assentará para julgar as obras dos membros do seu corpo, a sua noiva, a igreja, provando-os pelo fogo. Observe a ordem descendente do seu valor relativo: “Ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha”. O ouro, a prata e as pedras preciosas resistem ao calor, mas a madeira, o feno e a palha são queimados. O Senhor determina o grau de valor e o fogo revelará o resultado. Se as obras de um cristão forem inteiramente consumidas no processo e assim se revelarem inúteis, ele sofrerá a perda de não ser o “vencedor da corrida”, porém sua salvação nunca estará em questão. Esse ponto foi definitivamente estabelecido na cruz do Calvário.

A SEGUIR VEM AS BODAS DO CORDEIRO

O REI É o próprio JESUS
PARTICIPANTES DA FESTA JESUS, a Igreja, os Anjos e os Santos do AT
A FESTA NUPCIAL Os benefícios e as delícias do reino messiânico
TRAJE EXIGIDO Vestes santas de pureza e justiça de DEUS
OCASIÃO Após o Arrebatamento e o Tribunal de CRISTO
As bodas ou casamento é do filho do Rei, que para nós significa o Senhor JESUS CRISTO e sua noiva, a Igreja, sendo o local do casamento o grande dia final do Tribunal de CRISTO, enquanto na Terra, estará se findando a Grande Tribulação.

O termo “bodas” vem do latim “vota”, isto é, “votos”, em alusão aos votos matrimoniais por ocasião do casamento. É uma festa de casamento. O termo é também plural porque tal festa durava sete dias e até 14 dias (Jz 14.12). Na festa, a alegria, solidariedade, entrega de presentes, paz, comunhão, comida farta, quebra copos e todos os costumes judaicos numa festa de casamento aconteciam ao som de muita música e com danças típicas. Isto nos leva a pensar na alegria e gozo imensuráveis que experimentaremos logo após o Tribunal de CRISTO, quando nos sentaremos à mesa com CRISTO, o nosso salvador.

A SEGUIR O DESTINO DOS CRENTES

A VIDA GLORIOSA NA DITOSA CIDADE REFERÊNCIA
Será de Comunhão com CRISTO Ap 21.22; 1Jo 3.2
Será de Plena Santidade Ap 21.27
Será de Glória Inaudita Ap 21.11
Será de Riquezas Imensuráveis Ap 21.11,18-21
Será de Completo Conhecimento de DEUS Ap 21.14; 22.4
Será de Infinita Adoração Ap 22.3
Será de Contemplação da Face Divina Ap 22.4
Será de Incomensurável Governo Ap 22.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário